A crise internacional de alimentos não sei se é mais um sensacionalismo da mídia ou se realmente caminhamos para isso. Afinal, fome sempre tivemos. A diferença é que agora isso é capa de jornal e o pobre tem que gastar mais pra comer ou seja, está comendo menos.
E com isso acontecendo os debates sobre as causas ficam vivos, com cada um defendendo seu ponto de vista. Uns, seguindo Malthus, diz que a culpa é dos pobres terem filhos demais. Alguns culpam o capitalismo, o nosso sistema e a burguesia imperialista. Alguns culpam os governos corruptos e protecionistas e as práticas socialistas no capitalismo.Não sei quem tem razão, mas tenho certeza que se produz mais comida em um dia do que nossa população mundial precisa em uma semana e que o capitalismo vem mostrando e já mostrou que não dá certo. Amigos capitalistas, não venham com argumentos de não existiu capitalismo pleno que isso não cola. E de qualquer forma também nunca houve socialismo pleno.
O mais importante é que apesar da mídia ter feito uma grande divulgação a grande maioria da população ignorou essas noticias. Só se lembram delas na hora de pagar as compras. Não sei se meu tempo que é assim, pessoas tão individualistas ou se sempre foi assim.
Só sei que ou reagimos, lutamos, mudamos a nossa realidade, ou virão crises alimentícias, crises econômicas, guerras e ditadores...
Você faz a sua parte?
quinta-feira, 31 de julho de 2008
E a crise dos alimentos continua a comer a gente...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Eu sou daqueles que julga que isso é fruto do capitalismo!
Temos de reagir, lutar e vencer!
Devemos isso aos nossos filhos!
Eles também tem direito a serem vivos e felizes!
ps: belo layout novo, rs
Julgo ser fruto do conjunto de fatores que você citou, mas todos provenientes do capitalismo como Disse o Lê.
A solução existe, mas creio que não querem colocar em pratica... não daria lucros.
Enquanto as elites tiverem com o que se fartar e ganhar pouco ou nada mudará... não é assim que esse nosso mundinho anda?
Fazer nossa parte as vezes fica dificil ou desanimador, mas como um amigo me disse certa vez... " quem disse que uma andorinha só não faz verão?"
O mais triste em toda essa 'crise' é que sabemos que a inflação não é igual pra todos, os preços sobem, e quem sofrem são os pobres .
PS: vcê sempre mandando muito bem, parabéns pelo blog !
Para mim essa inflação é fruto do crescimento de 2 países imensos em população(China e Índia) que estão com a economia aquecida e a população está com uma melhor condição e assim, consumindo mais...
Pensa assim, se agora 1% dos chineses saíram da linha de pobreza e portanto tem condições de comer arroz todos os dias 2 vezes ao dia, olha o quanto de arroz que terá de ser produzido a mais para alimentar todo mundo...
Daí é fácil, se não tem pra todos quem pagar mais leva...Tá formada a alta de preços!!
Não acho que o capitalismo seja o melhor sistema, mas até hoje não conseguiram criar um mais adequado. Essa competição, isso de haver mais fortes e mais fracos, de todos quererem ser melhores que os outros, tudo isso é da natureza do ser humano, por isso nenhum sistema conseguiu tanto sucesso quanto o capitalismo. Além do mais, é complicado imaginar um sistema de governo socialista ou comunista sem ditadura.
Mas o problema da crise é maior que a dicotomia capitalismo x socialismo.
Enquanto o Brasil produz biodiesel a partir da mamona e outras fontes, os países desenvolvidos usam cana-de-açucar.
Essa questão da China tb. Eles têm a maior população do mundo, crescem a 10% ao ano, e ngm lá come carne de vaca.
É complicado...
Postar um comentário