A raiz do problema sobre 'não gostar de política' é culpa da educação brasileira e quando me refiro a ela falo especificamente das escolas.
Notaram que história brasileira quase não se aprende na escola? Que os principais focos de resistências brasileiras são meros fatos históricos que os professores passam voando?
Que estudamos toda a História Européia, Norte-Americana e a nossa própria só se sabe falar da ditadura militar e da 'gloriosa' campanha da FEB da II Grande guerra?
Que as escolas e os próprios professores fazem questão de transformar nossos jovens em simples máquinas de repetição?
Que nós educamos nossos filhos com a idéia de 'estude' garoto, sem estudo tu não consegue nada na vida?
Qual é o pai ou a mãe que ensina pro seu filho se unir, lutar pelos seus direitos junto aos seus amigos, que diz pra ele se politizar, pra ele ler Marx, Smith, Nietzsche e outros pensadores?
O que nossa juventude escuta é que 'amar muito tudo isso' que é legal. Que se conquista uma namorada com um refrigerante e que atitude é ter aquele tenis da moda.
Fora o fato de que brasileiro é preguiçoso, que somos malandros e que sempre queremos passar a perna nos outros. Por que o importado que é bom? Porque o povo brasileiro se auto-deprecia. Se nós tivéssemos o conhecimento de como o povo brasileiro é guerreiro... Quantos Tiradentes, Zumbis, Conselheiros, Prestes teríamos por ai lutando pelo nosso país?
A solução está numa reforma da educação e dos mestres. A solução é mais complexo que isso, mas creio que é o primeiro passo para um país realmente democrático. De fato vai demorar, mas se não começar pela juventude, não terá solução, até porque os adultos cresceram aprendendo que lutar pelos seus direitos, se organizar tá fora da moda. E só a educação de base pode mudar isso.
E você, vai ficar parado aí 'amando tudo isso' ?
quarta-feira, 25 de junho de 2008
'Eu não gosto de política'
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
"Porque o povo brasileiro se auto-deprecia?"
simplesmente pq ele foi criado pra ser assim.
não fomos um provo educado pro lado do patriotismo, não fomos educados pra pensar, muito memos pra lutar!
somos apenas conduzidos feito gado por nossos governantes... e o povo é tão cego que não vê nunc uma fuga pra tudo isso!
realmente, a coisa começa na educação. a maioria sai da escola totalmente alienada.
se não me engano é Durkein que diz que a educação é um istrumento de manipulaçõ das elites, e há alguma dúvida disso?
a mudança tem mesmo que começar pela educação!
pena que são poucos os proficionais conscintes de seu papel, mas não se pode desistir... afinal, o fututo tá por nossa conta!
Postar um comentário